domingo, 2 de janeiro de 2011

Passeio a pé: Ziguezague no Paúl

Para começar bem o ano, nada melhor do que usufruir das belezas que só a nossa terra nos pode oferecer, com mais uma fantástica caminhada por aí.

A nossa primeira sugestão para 2011 vai levá-lo até à Calheta, para percorrer uma antiga vereda que, durante anos, foi das poucas ligações entre a freguesia da Fajã da Ovelha e a do Paúl do Mar. Falamos da "Ladeira dos Zimbreiros", um velho caminho calcetado que, em ziguezague, desce a encosta até à foz da Ribeira das Galinhas, ali mesmo junto ao mar.

(...) Logo no início da descida não pode deixar de reparar no antigo fio de carga (Miradouro do Fio) que tornava tão mais fácil o transporte e a troca de produtos da terra ou do mar entre as duas localidades. E muito agradeciam as suas gentes, que assim não tinham de carregar às costas o peixe ou as batatas.

Muitos outros motivos vai encontrar para muitas paragens. Olhando para o alto vai poder ver os poios recortados que espreitam de lá de cima, dos Prazeres.
Continuando, os pouco mais de 2 quilómetros que permitem ultrapassar o desnível de cerca de 350 metros podem tornar-se cansativos, mas valem bem a pena.

(...)

O que poderá encontrar...

A vegetação que encontra ao longo da descida dos Zimbeiros inclui-se na chamada vegetação típica do litoral. Além das plantas introduzidas, vai poder encontrar alguns exemplares de Cila-da-Madeira (Autonoe madeirensis), que nesta altura do ano poderão exibir, ainda, as suas 'espigas' roxas que despertam a curiosidade dos passantes.

E se retemperou as forças com aquilo que viu pelo caminho, então, ao chegar ao Paúl do Mar, vai querer continuar a caminhada, tendo, pois, pelo menos, três opções à sua escolha para chegar aos Prazeres. Note que o desnível transposto a descer deverá, agora, ser galgado no sentido inverso, pelo que a subida poderá ser um pouco mais exigente. Mas como já diz o ditado "devagar se vai ao longe", por isso, nada como se fazer ao caminho. Poderá subir pela Vereda da Atalaia, embora este trilho não se encontre em muito bom estado, o mesmo acontecendo com a Vereda do Jardim do Mar. Por isso mesmo, sugerimos que siga pela Vereda do Assumadouro (também conhecida por Caminho Real), que encontra nas costas do cais e que o levará até ao Lombo da Rocha.

Fonte: Diário de Noticias

1 comentário:

Cambará Cultura disse...

Este paseio faz lembrar tempos antigos e o contacto íntimo com a Naturea...
Um feliz ano novo!