quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O despique Fajã vs Ponta

O despique cultural que ao longo dos últimos anos tem ocorrido entre a Ponta do Pargo e a Fajã da Ovelha, merece sem duvida a gravação de um CD. Agora não sei é por quem! Se pela Casa do Povo da Ponta do Pargo se pela casa do Povo da Fajã da Ovelha. Até agora não há "post" sobre a Casa do Povo da Fajã da Ovelha e sobre Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha que, não aparece um "pargueiro" a chamar à sua terra a origem das coisas. Qualquer que seja a iniciativa, musica ou evento o criador é sempre da Ponta do Pargo.

Vejam alguns comentários:

"É de lastimar estes novos cds!
A menos de um ano elementos do grupo de cordas da Fajã da Ovelha criticaram o grupo da freguesia vizinha de "copiar" as músicas para um CD. E agora com o lançamento destes novos cds vê-se tudo ao contrário. pois uma série de músicas deste cd da faja da ovelha foram gravadas primeiramente pelo grupo da ponta do pargo. Afinal quem copiou quem?

Este grupo é uma farsa."
"Para sermos realistas, o que se passa com este grupo (de cordas) é o seguinte. No anos 80 e 90 a Dona Maria Aparecida e a Dona Ermelinda Alves (fundadoras do Grupo de Folclore da Casa do Povo Ponta do Pargo)dedicaram-se intensamente na recolha de tradições musicais do concelho, passando por todas as freguesias, anos mais tarde essas recolhas foram fornecidas ao actual director artistico do grupo de cordas da fajã da ovelha, que utiliza essas recolhas como fossem recolhas dele e do grupo que ele coordena artisticamente.
Muitas músicas editadas em CD pertencem tradicionalmente ao Paul do Mar, Ponta do Pargo, Calheta, e pouco mais.
Não existe nenhuma música que seja conhecida como sendo da Faja da Ovelha, a não ser aquelas músicas que mudam a letra e tornam-se "Bailinho da Fajã da Ovelha" e "Despique da Fajã da Ovelha". Isso é tradição? Tradição é aquilo que recolheu-se dos mais antigas e recriou-se actualmente.
Não sendo actualmente ligado à Cultura Musical conheço muito e tenho muitos documentos chave sobre a Cultura do Concelho da Calheta e da Cultura etnográfica e musical da Ponta do Pargo.
O mais engraçado é que nos novos cds dizem que são músicas populares madeirenses e (re) editam a Mulher Chorona. E a música "Ó helena eu pedi-te um beijo" essa música pelo que eu sei foi editada em CD pela primeira vez pelo Grupo da ponta do Pargo, logo a recolha musical pertence a eles.

Os grupos da faja da ovelha e da ponta do pargo são farinha do mesmo saco, copiam-se uns aos outros. Mas em breve haverá um trabalho literário sobre a cultura etnografica do concelho da calheta, especificando a freguesia do Paul do Mar e da Ponta do Pargo."


"...Qual é o cantor/grupo que lança três CD's em 3 meses (Outubro, Novembro e Dezembro).
Acho que o próprio devia dar a cara e aqui explicar!!!"

Outro despique

No entanto, muito e bom anónimo da Fajã da Ovelha, também, não perdeu a oportunidade de responder e de mandar umas farpas.

É um facto, nós não sabemos de que lado está a razão ou essa tal origem de ideias de que tanto têm falado e escrito. Mas, se na Ponta do Pargo há tanta tradição musical, tanta gente com aptidão para a musica porque razão não se faz um programa tipo: Operação triunfo, Ídolos ou coisa do género por lá para aproveitar todo esse talento? Reconheço qualidades musicais em algumas pessoas mas, serem os melhores e os detentores de todas as musicas populares. Isso, não acredito! Contudo, sabemos que por cá não há toda a legitimidade para lançar a "1º pedra".

Sem comentários: