segunda-feira, 10 de maio de 2010

Avaliação de pontes na freguesia é uma necessidade

Há dezenas de pontes por toda a freguesia que constituem a nossa rede viária de ligação entre os sítios da freguesia e as freguesias vizinhas. Excepto as pontes da via expresso que são de construção recente as outras, já foram construídas há vários anos. Com o passar do tempo sabemos que há uma degradação a que as pontes estão sujeitas, por deterioração dos materiais outro aspecto a que também contribui é a passagem diária de camiões. A maioria das pontes encontram-se sobre ribeiros ou ribeiras, lugares de risco pois envolvem sempre uma certa altura.Entendemos que é necessário fazer a monitorização em toda a freguesia (e no concelho), para avaliar e ver o estado em que se encontra a estrutura das pontes e se há riscos que queda, pois como dizem os antigos - "mais vale prevenir que remediar".
A Câmara Municipal da Calheta com o quadro de pessoal técnico podia muito bem proceder à avaliação das pontes.

4 comentários:

Rui disse...

Este trabalho não será da responsabilidade da estradas da madeira??

Fajã da Ovelha disse...

Na verdade as "Estradas da Madeira" é quem gere as estradas regionais e tinha por obrigação fazer esse trabalho mas, sabemos que, será de todo impossível isso acontecer. A câmara devia esquecer esse pormenor e avançar com a monitorização das ponte que estão em território calhetense, pois são pessoas e bens do concelho que estão em causa. além do mais câmara tem técnicos competentes para realizar esse trabalho

Anónimo disse...

Empurra, empurra... quando houver "digracias" todos se desculpam. É normal nesta terra.

Anónimo disse...

Depois de 20 de Fevereiro é sempre altura certa de verificar as fundações, bases e estruturas de todas as obras feitas em leitos de ribeiras e ribeiros.
As estradas estão classificadas como: Municipais e Regionais. As municipais são mantidas pelas respectivas câmaras e as regionais, vias expresso e rápidas estão concecionadas à empresa Estradas da Madeira.
Percebido?!
MFCC