segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Um serviço só para ricos

O jornalista Miguel Torres Cunha, escreve no DN madeira de hoje, uma peça jornalística acerca do transporte de contentores do caniçal para o resto da ilha.
Seleccionei umas partes que achei interessantes:
“De acordo com um estudo desenvolvido pelo DIÁRIO, é possível concluir que o transporte por camião de um contentor de 20 pés agrava em 16% o valor da factura do transporte marítimo entre a origem e o destino final. Um valor que é um ponto percentual superior ao registado há um ano, já que as empresas aumentaram em Fevereiro, de forma concertada, 25 euros por serviço. Ou seja, os 250 euros que um qualquer madeirense paga, a uma empresa de camionagem, para receber na sua casa, no Funchal, um contentor descarregado no Caniçal representa mais do que todas as taxas cobradas pela Portos da Madeira SA (62,18 euros) e pelo operador OPM (169) no Porto do Caniçal.”

“…empresas açorianas cobram 80 euros por um serviço que na Madeira custa 250 euros…”

“…é mais barato levar um contentor de norte a sul do país, numa extensão próxima aos 600 km, do que transportar esse mesmo contentor entre o Caniçal e o Porto Moniz (76,5 km). Uma diferença de 366%”

“Mais surrealista, ainda, é a circunstância do transporte, por camião, para os concelhos da Calheta e Porto Moniz ser mais caro do que levar esse mesmo contentor para o Porto Santo por barco (438 euros).”

Sem comentários: