terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Como é gerida a água na Calheta?

A água representa cerca de dois terços do corpo humano e é essencial para o funcionamento do mesmo. Por esta razão, devemos beber água todos os dias, de preferência, cerca de um litro. Mas, nem sempre a água que sai das nossas torneiras está nas melhores condições, como o provam as notícias que surgem na comunicação social.
Nem sempre sabemos como a autarquia da Calheta gere a água. Não se conhece aspectos referentes à água para consumo humano como divulgação das análises, consumo global, fugas, etc..
Não sei se os resultados das análises à água estão à disposição do consumidor na câmara municipal, embora o ideal fosse os resultados das análises estivessem expostos nas juntas de freguesia. O que sabemos é que a agua das nossas nascentes tem qualidade e existe em quantidade suficiente para satisfazer as nossas necessidades. Uma situação grave ocorreu quando alguém entendeu aproveitar a água da ribeira directamente para a rede sem qualquer tratamento. Isto aconteceu na Lombada dos Cedros, Fajã da Ovelha (como ilustra a figura).

Sem comentários: