segunda-feira, 1 de abril de 2013

SRA vai arrendar túneis da via-expresso para a produção de cogumelos


A secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais vai disponibilizar para o mês de Agosto os três túneis da via expresso Raposeira – Ponta do Pargo a quem quiser produzir cogumelos em regime de arrendamento, anunciou, fonte ligada ao Secretario da tutela.

O responsável pela pasta da agricultura espera "dentro de algumas semanas ter tudo pronto para colocar à disposição dos interessados" estes túneis propriedade da Vice-Presidência que tem a seu cargo as infraestruturas e equipamentos e que se encontram as obras paradas por falta de financiamento para executar a 2º fase da via expresso.

Segundo foi possível apurar o Governo suporta 5% do investimento e o restante investimento são de fundos comunitários explicou, a nossa fonte. A cargo da tutela também ficará durante os anos do contrato o acompanhamento e aconselhamento ao produtor visto que existe uma parceria com um centro de investigação sediado no Reino Unido.

É vontade do executivo que na Fajã da Ovelha sejam produzidas uma média de 10 toneladas mensais  no pico da produção para servir o mercado regional e a ilha de Jersey onde estão a ser desenvolvidas parcerias.
"Não é muito, mas é bastante para pudermos disponibilizar, num futuro próximo um produto cada vez mais apreciado", disse, explicando que é um primeiro passo no processo de revitalizar o mercado regional. São três túneis que, no momento estão abandonados sem qualquer utilidade e assim constituem uma mais valia durante a próxima década, período que durará o contracto. 

A Região "vai fazer arrendamentos a preços apetecíveis para apareçam interessados devido à conjuntura actual”.
Fonte: Jornal

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma peta fechada na gaveta :D

Anónimo disse...

Peta...

eleuterio sousa disse...

...não seria má ideia!

Anónimo disse...

era uma boa ideia !!

Anónimo disse...

Deviam também criar peixes na marina do Lugar de Baixo, pelo menos serviria para alguma coisa, para rentabilizar os 100.000 milhões gastos ali. Haja paciência