segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Família numerosa em acção de graças

No passado dia 15 de Dezembro foi celebrada a Eucaristia na igreja do Amparo, na Ponta do Pargo, paróquia que integra sítios daquela freguesia e também da Fajã da Ovelha.
O motivo daquela cerimónia litúrgica foi o de acção de graças pelo dom da vida da D. Maria Adelaide Jacinta que completou 80 anos no dia 12 de Dezembro e também para a administração do sacramento do Baptismo a uma das suas netas.

Aquela senhora, natural da freguesia da Fajã da Ovelha, tem doze filhos, onze dos quais emigrados em diversos países: África do Sul, Austrália, Estados Unidos da América e Venezuela. Com ela vive o filho mais novo que também já foi emigrante.

Todos vieram à Madeira participar nos festejos daquele aniversário e conviver, o que já não acontecia há muitos anos.

Para aquela senhora este foi um tempo de muita alegria pois como nos disse “é sempre muito bom ter todos os filhos reunidos comigo e esta é a prova de que eles continuam a estimar a sua mãe”.

O mais idoso dos filhos tem 62 anos e o mais novo 35 anos. A D. Adelaide que durante toda a sua vida se dedicou à agricultura, tal como o seu marido, falecido há anos, enfrentou algumas dificuldades, próprias daquele tempo, para manter a sua família numerosa mas como acentuou “nunca lhes faltou o alimento e tiveram a necessária educação tendo sempre cumprido os seus deveres religiosos”.

Na homilia da missa de acção de graças, o Pe. Roberto  Aguiar, pároco do Amparo, sublinhou a importância da Família em todos os tempos, colocando em relevo o exemplo daquela paroquiana que foi mãe de sete homens e cinco mulheres, uma situação que é rara nos tempos actuais em que os casais optam por ter um ou dois filhos.

Tanto a celebração eucarística como os convívios que marcaram aquele aniversário, que decorreram na casa daquela senhora, em restaurantes e também no salão da capela de Nossa Senhora da Aparecida, no sítio da Lombada dos Marinheiros, freguesia da Fajã da Ovelha, registaram a participação de muitos familiares, a maioria emigrantes naturais daquela freguesia e também seus filhos já nascidos nos países onde se encontram a trabalhar há vários anos.

A família
A união familiar é sem duvida um elemento essencial para o fortalecimento e crescimento de uma sociedade.  Um bem haja a esta família, e também às de toda a freguesia. 

Sem comentários: