quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Comendador Ivo Sousa fala do seu percurso no Dia do Emigrante


No próximo dia 19, no âmbito das comemorações do Dia do Emigrante, na freguesia da Ilha decorrerá uma preleção do comendador Ivo Sousa alusivo à temática 'Percurso de Sucesso e de Apoio Social'.
A iniciativa Dia do Emigrante tem contado desde 2004, com uma temática em debate de modo a informar e trocar experiências sobre temas importantes para os emigrantes madeirenses. Este ano o evento conta com um homem de grande relevo na comunidade emigrante na África do Sul mas também com um papel importante na Madeira.
José Ivo Gouveia de Sousa nasceu na Lombada dos Marinheiros, Fajã da Ovelha, a 8 de Outubro de 1948. Aos 16 anos, como tantos outros madeirenses, embarcou para a África do Sul começando a trabalhar em Dunnotar, num negócio de venda de fruta e hortaliças. Dois anos mais tarde, mudou-se para Germinston, depois, para Northam e, finalmente, para Ellisras. Em 1994 instalou-se definitivamente em Pretória, na área de Murrayfield.
No passado dia 10 de junho, este empresário madeirense foi condecorado com o grau de comendador da ordem de Mérito, comenda atribuída pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. A juntar à comenda, a 31 de Agosto de 2002, recebeu do Governo Português a medalha de mérito. Ivo de Sousa foi conselheiro das comunidades madeirenses na África do Sul (área de Pretória) e uma das personalidades mais reconhecidas entre a comunidade portuguesa local.
A distinção contemplou este dirigente associativo com ligações a várias coletividades como a Academia do Bacalhau, o Rancho Folclórico, a Casa dos idosos em Pretória, o Fórum Policial de Pretória, o West Deanary Churchs, as comemorações do Dia de Portugal, a organização da visita de Alberto João Jardim à África do Sul em 1999, a filial do Sporting em Pretória, ocupou também o cargo de Presidente da Direção da Casa Social da Madeira em Pretória desde 1995 e vice-Presidente do Conselho Paroquial.
O comendador Ivo Sousa está ligado igualmente à actividade comercial, fundou as lojas 'One Price Stores', já com mais de 370 estabelecimentos espalhados por todo o país, e mais tarde lançou-se no 'Cash and Carry'.

Sem comentários: