quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Casa do Povo da Fajã da Ovelha

Depois de ler duas noticias no blogue Fajã da Ovelha news, sobre a oferta de semente de trigo regional e uma formação para aplicação de produtos fitossanitários aos agricultores, sabendo o que aconteceu no passado aos agricultores da freguesia não podíamos deixar de comentar!

As variedades de trigo
A inteligência dos agricultores locais levou-os ao longo dos anos a seleccionarem variedades de trigo de boa qualidade e de boa produção e com um nível de adaptação ao clima e ao tipo de terreno.
Foi uma pratica que levou anos mas, com um resultado final satisfatório que há bem poucos anos se podia encontrar junto de alguns agricultores locais que mantêm a cultura do trigo.
Há algum tempo, o Presidente da Casa do Povo da Fajã da Ovelha resolveu com a Associação de Agricultores da Madeira impingir variedades de trigo regional aos agricultores locais dizendo que eram de boa qualidade e produziam muito. O que se veio a verificar é que foi um grande "barrete" pois nem qualidade, nem quantidade.
O que está a acontecer é uma mistura de variedades de trigo fazendo com que, o que se levou anos para conseguir, trigo de boa qualidade, se venha a perder esse trabalho dos nossos agricultores.
Se o Sr. Presidente da Casa do Povo da Fajã da Ovelha tem tanto interesse nesse trigo, limpe os terrenos que tem com silvado e erva e semeie e deixe de andar a fornecer trigo aos agricultores.

Formação para aplicação de produtos fitossanitários na agricultura
Bem, já não é a primeira vez que os agricultores são informados para pré-inscrições para formação na área da agricultura, na aplicação de produtos fitossanitários e depois nunca mais são contactados.


É altura de começar a trabalhar em vez de andar fazer figurinhas para a fotografia, já chega de andar a viver do erário publico sem servir o cidadão comum que lhe para o ordenado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes são os tipos, a quem eu comparo com a orquestra do TINTANIC, que mesmo com o navio a afundar-se continuam a tocar.
Junta-se a fome com a vontade de comer. O Sr. Presidente, adora mostra-se com o trabalho dos outros e os técnicos da Secretaria, fazem crer nos órgãos de comunicação social, que os agricultores tem petróleo e diamantes nos seus terrenos.
Como todos nos podemos constatar, os técnicos, a maioria dos funcionários da DRADR, e o Presidente da Casa do Povo, não praticam qualquer tipo de agricultura, limitando-se a transmitir aquilo que leem nos manuais agrícolas, elaborados pela União Europeia, sem se preocupar com a realidade local, apenas interessa a caça ao subsídio e ou a caça ao agricultor.
Baralham os agricultores, com uma panóplia de impressos que mudam a cada ano que passa, os fitossanitários / fitofarmacêuticos, só se fazem controlos se os produtos forem produzidos cá, se forem importados isso não existe. O dumping que é proibido por lei, é praticado pelos agricultores que continuam a vender abaixo do preço de custo, para garantir aquilo que chamam de prémio ao agricultor, que no caso de incumprimento devolvem tudo o que receberam.
Aquilo que a Casa do Povo, faz é uma festa e um gozo, com uma necessidade dos nossos antepassados, que com muito esforço suor e lagrimas, dependiam do cultivo do trigo para a sua subsistência.