sábado, 6 de agosto de 2011

"Aniversário em tempo de desenvolvimento"

A ideia da realização do Dia da Freguesia da Fajã da Ovelha surgiu há cerca de onze anos, por ocasião da apresentação da respectiva bandeira . Aliás a Fajã da Ovelha foi a primeira freguesia do Município da Calheta a ter o seu brazão.

E desde então sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto decorrem as celebrações que assinalam aquela efeméride e que integram uma sessão solene no sábado, e entrega de prémios aos melhores alunos daquela freguesia, uma iniciativa que tem como objectivo incentivar todos os alunos da Fajã da Ovelha, para que se apliquem nos estudos de modo a poderem ter um futuro muito melhor.

José Luís Sousa, o presidente da Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha refere que aquela localidade tem muito potencial a nível turístico, por ser uma zona calma, com gente hospitaleira e também por possuir muitas belezas naturais, que poderão ser percorridas em segurança.

O contacto com a Natureza, através dos trilhos e levadas da freguesia é uma mais valia par aquela localidade, sendo já muitos os madeirenses e turistas nacionais e estrangeiros que percorrem os diversos sítios e levadas daquela localidade, todos ele ficando maravilhados pelas paisagens que vão encontrando e que registam nas suas máquinas fotográficas ou vídeos, constituindo um magnífico veículo de propaganda da Fajã da Ovelha. Com acessos através da Estrada Nacional 101, seguindo depois por uma estrada regional que passa por Fajã da Ovelha em direcção a Paul do Mar, esta freguesia é portadora de uma paisagem deslumbrante e prende as atenções de qualquer visitante.

Mas para além da magnífica cena paisagística, o turista pode ainda espreitar o fabuloso património arquitectónico, que nos mostra um pouco a história desta fantástica freguesia e que integram a Capela de São Lourenço ;Casa Senhorial; Igreja Matriz; Capela de Nossa Senhora da Aparecida na Lombada dos Marinheiros; Igreja da Raposeira; antiga Fábrica da Manteiga; Miradouro do Fio ; Ladeira dos Zimbreiros ;Raposeira do Lugarinho e Jardim de Faias.

1 comentário:

Eleueterio Gouveia Sousa disse...

Editar
Fajã da Ovelha
por Eleutério Gouveia Sousa, sexta, 5 de agosto de 2011 às 13:02

Sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uma freguesia tipicamente rural... Quem passa pela antiga estrada, a E.N. 101, sente ainda o perfume das flores, a frescura das matas ainda verdejantes, mas, por detrás desta aparente placidez há uma localidade morrendo....De terrenos ubérrimos, fartas águas, nota-se que, apesar do esforço de alguns abnegados, a agricultura é só de subsistência, vista como um sacrifício e não como um meio de produzir para um sustento digno! Poucos sabem que esta freguesia vai até ao mar, que o clima do sítio da Igreja e arredores é magnífico,talvez o melhor da Madeira, as flores crescem em profusão e, pode-se dizer, não há melhor localidade para "eliminar" o estresse das cidades e da vida moderna! Passar uns dias aconchegantes nesta freguesia, o contacto com seu povo hospitaleiro, faz as pessoas voltarem à paz repousante dos espaços rurais de antanho...Infelizmente o abandono por parte das autoridades é gritante. Parece que estamos em uma "rota das cidades perdidas" de um "Far West" qualquer, onde não há planos para soerguer a freguesia....Grandes nomes surgiram dali, foi ponto de descanso de realezas e fidalgos....portanto, temos o direito e o dever de dar-lhe a proeminência que merece! Viva a Fajkã da Ovelha! Nome inusitado, mas bem rural...e digo isso com muito orgulho!