sábado, 11 de dezembro de 2010

Associação de Agricultores constitui nova cooperativa

A Associação de Agricultores da Madeira criou uma cooperativa agrícola, que especializar-se-á em apoiar os agricultores nas transacções comerciais com intermediários e comerciantes, com destaque para as grandes superfícies.
A Assembleia Geral que elegeu a primeira direcção do novo órgão realizou-se ontem à noite e elegeu, entre outros, João Ferreira, que é também o líder da Associação de Agricultores da Madeira, Eduardo Abreu e Aleixo Camacho (vice-presidentes).
Em declarações ao JM, o presidente do novo organismo refere que a primeira deliberação passa pela aquisição de um prédio na Camacha, com cerca de 1200 metros quadrados, onde funcionará a sede do organismo.
O prédio entrará em obras em Janeiro próximo e o objectivo é concluir os trabalhos até Abril/Maio, altura em que a Cooperativa dos Agricultores da Madeira (assim se chamará o organismo) começará a funcionar.
João Ferreira diz que a Cooperativa nasce na sequência de uma intenção manifestada pelos associados da AAM e devido a dificuldades dos mesmos com documentação, contabilidade e mesmo conhecimentos de preços de mercado.
Para colmatar essas carências na área comercial, surge a nova cooperativa, que terá como principal função tratar das transacções e da comercialização dos produtos dos seus associados.
Por outro lado, a Associação de Agricultores e a novel cooperativa estão em negociações com uma empresa recém-instalada e que promete inovar por ser a primeira a oferecer serviços de mão-de-obra agrícola. O protocolo irá permitir assegurar essa mão-de-obra aos agricultores que a desejem, mediante a devida contrapartida financeira.
João Ferreira lembra que o objectivo passa por trabalhar com os produtores agro-pecuários da Região. E salienta nada ter a ver «com as outras organizações e cooperativas similares».
Fonte: Jornal da Madeira

1 comentário:

Anónimo disse...

Com todo o respeito, quando é que esta noticia vai contribuir para a minha felicidade. CAMACHA? Só podem estar a gozar com a nossa cara... A agricultura é na Calheta. A sede devia ser na Calheta, perto dos agricultores, das culturas...