quarta-feira, 28 de julho de 2010

"Encontros do trigo" na Fajã da Ovelha

Numa iniciativa da Casa do Povo da Fajã da Ovelha com o apoio de várias entidades, está a decorrer na Fajã da Ovelha o "Encontros com o trigo" em que ocorrerão diversas iniciativas como divulga o panfleto que está colocado na semana passada em vários pontos da Freguesia.
Está Casa do Povo tem por habito dar a conhecer estas iniciativas na véspera de se iniciarem ou quando já estão a decorrer. E depois vêm queixar-se que não aparece ninguém. Outra chamada de atenção que aqui já foi feita e nunca é de mais recordar, é a capacidade que está Casa do Povo tem em organizar excursões a outros eventos de âmbito cultural em outras freguesias mas, em cativar forasteiros parece que não mexem uma palha.
A divulgação feita pelos panfletos apenas divulga a data em que ocorre o evento, de 26 de Julho a 1 de Agosto, e as actividades que poderão ser vistas durante esse período. Hoje, e passados três dias depois de iniciado o evento é que se conhece o programa ao pormenor e onde se desenvolvem as actividades. Isto não cabe na cabeça de ninguém!
Note-se, que este evento é semelhante ao realizado nos Prazeres embora com algumas diferenças: enquanto nos Prazeres há uma grande divulgação e uma boa organização cá não acontece o mesmo.
No entanto, há uma coisa que é do consenso de todos os fajã-ovelhenses, a debulha tem mais a ver com a nossa freguesia do que a dos Prazeres. Se nos Prazeres foram precisos mais de meia dúzia de agricultores para atingirem as três toneladas a Fajã da Ovelha na colheita de 2010 poderá chegar às 30 toneladas.

Programa segundo a organização

- Quinta-feira (29/07/2010)
Ceifas
Debulhas

- Sexta-feira (30/07/2010)
19:H00 Exposição

- Sábado (31/07/2010)
11:H00Debulha ao vivo junto a Igreja da Raposeira
14:H00 Fabrico e venda de pão, bolos e cuscuz
19:H00 Animação Musical

- Domingo (01/08/2010)
14:H00 Exposição de imagens
14:H00 Fabrico e venda de pão, bolos e cuscuz
15:H00 Cortejo
16:H00Degustação de sopa de trigo.
18:H00 Animação Musical

4 comentários:

Anónimo disse...

Os tormentos do linho ainda souberam a tempo. Deve haver por ai muitos soçios e dirigentes da Casa do Povo, que nem ouviram falar.

Anónimo disse...

È sempre o mesmo espalha-brasas que põe (desta vez)os agricultores a trabalhar, mas anda é sempre na sombra, a espera de apanhar os louros para se engrandecer.
Se gosta tanto de agricultura mostre onde, quando e o que é que cultiva, calos nas mãos o que é isso?
Só anda a promover o desleixo e o descanço com festas e festinhas, a colocar pessoas ainda validas para trabalhar no campo, em actividades da treta. Se fosse por ele na Fajã só havia silvas e mato.

Anónimo disse...

Seguindo o plano habitual, em que quando se realiza um evento numa Freguesia da Madeira, a Casa do Povo imita-o na semana seguinte, prevejo que o próximo será já em Setembro. Tendo em conta que nos Prazeres vai decorrer a festa da Cidra e cerca de duas semanas depois a festa do pêro na Ponta do Pargo, Fica a Casa do Povo, com uma semana livre para promover a festa da Maça ou da pêra do tarde.
Não fosse esta atracção irresistível, pela repetição ou cópias de eventos, eu até sugeria, se é que me é permitido, uma inovação, a “Festa das Ervas Daninhas” onde seriam promovidas ervas como: as ortigas, o giro, o coco, a erva rija, a milhã, o escalrracho, o azevinho etc etc…
O Lado este da Fajã que se cuide, para não acontecer como a Fajã do lado oeste, onde a população já deixou a agricultura para poder assistir as actividades da C. P. que já tinham assistido na semana anterior. A festa da herdade no último fim-de-semana impediu que a C. P., organiza-se a mostra da lapa de água doce na Fajã.

Anónimo disse...

É sempre a mesma burra o programa
só apareceu na hora, só devia de aparecer meia dúzia de gatos pintados, ou meia dúzia de moscas,
ouvi dizer que não tinha sopa de trigo nem bolos de noiva, só foi para inglês ver.