terça-feira, 25 de maio de 2010

O vizinho

Nesta terça-feira, assinala-se o Dia Europeu do Vizinho. Para quem vive nos centros urbanos o conceito de vizinhança já não terá qualquer sentido mas, em meio rural o vizinho, bom ou mau, ainda é conhecido. O individualismo, o isolamento, e a agitação em que vivem as pessoas deixou para trás as relações e o convívio que existia entre a vizinhança. Como disse, no meio rural ainda prevalece alguns bons costumes entre a vizinhança, aqui para além de nos conhecermos-nos todos, também existe, quase sempre uma boa relação.
No entanto, conhece-se bem um conceito antigo que diz: mais vale um mau ano, que um mau vizinho.

5 comentários:

Enxada em ação disse...

Infelizmente esse conceito deixou de ser válido por este meio rural. Eu por exemplo, tive um ano agricola para esquecer. E foi culpa do vizinho... que usou o "DECIS" nas suas culturas e por causa do vento, "queimaram" as minhas culturas ...
E agora nem agricultura nem vizinho!! Rota de colisão permanente...
Desculpem o desabafo, mas precisava de o dizer, justamente neste dia.

Eirinhas disse...

Infelizmente o agricultor de enxada na mão não percebe nada de agricultura, o "Decis" não é herbicida, mas sim pesticida! O máximo de lhe podia ter acontecido era ter sido envenenado, mas era grave apenas para si, as plantas safavam-se bem!
Será que não seria "roundup" o que foi usado?
Ou será que o senhor tirou aquele curso de aplicação de produtos fito sanitários promovidos pela casa do Povo ( sendo irónico ) e só se enganou na terminação final da marca do herbicida?
Já agora o senhor do blogue ou algum leitor sabe quando é que esse curso irá se realizar?
e já agora também me podiam informar o porque de muitos sócios da casa do povo não saberem da realização da semana cultural?

Fajã da Ovelha disse...

De facto o "Decis" é um insecticida usado para se livrar de lagartas que atacam diversas culturas.
O nosso amigo refere a existência de um curso de aplicação de fitofarmacos promovido pela Casa do Povo que ainda não se terá realizado mas, segundo parece esse curso é da responsabilidade da associação de agricultores. No entanto não tenho conhecimento de quando irá ser realizado.

Fajã da Ovelha disse...

De facto tem havido muitas criticas em relação à semana cultural da Fajã da Ovelha e a que se destaca é a "de muitos sócios da casa do povo não saberem da realização da semana cultural". Não se entende o porquê de tanto segredo. As noticias a divulgarem o evento apenas apareceram na comunicação social a meio da semana.
Se Deus quiser para o ano vai ser melhor, temos que ter esperança.

Ver este post:
http://ostormentosdolinho.blogspot.com/2009/03/excursoes-para-todos-os-gostos.html

Anónimo disse...

Há todo o tipo de vizinhos, mas já não é como antigamente, em que havia o ávontade de entrar na casa deles como se fosse a nossa casa, havia cumplicidade, agora há inveja e rivalidade.
Cada um se julga melhor do que o outro...
Eu falo com todos e todos são bons, mas sempre de pé atrás...
MFCC