quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jovem com paralisia cerebral recebeu cadeira de rodas

Decorreu ontem no Jardim Escola João de Deus, na Nazaré, no Funchal, a entrega de uma cadeira de rodas a um jovem da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação.A verba foi auferida pelo Jardim Escola na realização de múltiplas actividades incluídas no Projecto Educativo do estabelecimento, na vertente da solidariedade. A cadeira de rodas foi entregue ao Pedro, um jovem com 20 anos de idade e com paralisia cerebral, que saiu da escola há 2 anos e vive em casa com os pais na Fajã da Ovelha.

Devido à sua deficiência motora, o Pedro precisava de uma cadeira de rodas especial feita à sua medida, o que vai possibilitar que possa sair de casa, onde se mantinha permanentemente. O Jardim Escola João de Deus é uma instituição pública de solidariedade social situada em São Martinho (Nazaré), frequentada por 175 crianças dos 4 meses aos 5 anos, que promove todos os anos diversas actividades, entre exposições, feiras e rifas, para apoiar quem precisa.

A cadeira de rodas especial entregue ontem ao Pedro vai permitir que este possa não só deslocar-se mas também ser instalada num automóvel. O seu valor foi de 4.600 euros.Colaborou nesta entrega a Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação, que estabeleceu este encontro feliz com o Jardim Escola através da técnica Graça Faria.Esta técnica referiu à RJM que existem na Madeira 186 casos de deficiência motora. Entre 18 crianças e jovens em idade escolar, frequentam a instituição, além de 10 adultos. Os restantes frequentam escolas do ensino regular, com apoio dos centros concelhios de Ensino Psicopedagógico, conforme dados de Dezembro de 2008

Sem comentários: