terça-feira, 2 de setembro de 2008

Viticultores da Fajã da Ovelha

A Fajã da Ovelha apesar de não ser uma das freguesias que mais vinho produz, contribui de certa forma para a produção de vinho madeira. A Fajã da Ovelha sempre esteve ligada no passado à produção de vinho sercial e verdelho. Actualmente a produção é feita apenas por uma dúzia de viticultores. Na freguesia, um dos locais onde se encontra o maior cultivo de novas castas ao abrigo do plano de reconversão da vinha é na Raposeira. Os produtores locais garantem que, na Raposeira a uva obtém um melhor grau do que no resto concelho.

5 comentários:

Anónimo disse...

Plenamente de acordo!
Raposeira tem uma das uvas de melhor qualidade. Raposeira tem um geografia privilegiada para esta cultura. Devido à sua localização os terrenos de vinhas estão mais expostos a uma temperatura amena e soalheira que permite um amadurecimento gradual e moderado das uvas. Outro factor que pesa na qualidade das uvas é o excelente trabalho de cultivo que estes agricultores têm vindo a desenvolver nos últimos anos, contribuindo para o aperfeiçoamento das respectivas castas. Um terra assim merecia um vinho com o seu nome! Pena já haver o espumante Raposeira oriundo da Raposeira, Vila do Bispo no Algarve.

Anónimo disse...

Concordo consigo,senhor enologo em acção, pena este ano a Humidade ter "lixado" a produção.
E já agora o Espumante Raposeira não é de vila do Bispo, mas sim Lamego, Viseu...o senhor enologo deve de ter abusado na quantidade de vinho consumida, hehe.
Mais uma Informação, o vinho produzido na Raposeira é quase na totalidade verdelho, apenas existe um produtor que tem uma pequena quantidade de BOAL e não cercial..

Anónimo disse...

Tá tudo bêbedo... hehehe

Anónimo disse...

O enologo em acção se bebesse menos em serviço e trabalhasse mais conseguia melhores resultados.

Anónimo disse...

Têm é garganta, mas trabalho nem ve-lo.