sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Pêro regional

Muito se tem falado e escrito sobre a recuperação dos pereiros que, tradicionalmente as famílias tinha na beira dos poios. Um dos mais conhecidos entre nós é o pêro da Ponta do Pargo que neste fim-de-semana tem o certame em sua homenagem.

Para ser sincero desconheço, o que tem feito o governo regional em matéria de recuperação dos pomares de pereiros cultivados na Madeira pelos nossos antepassados.
Mas não queria deixar passar a “festa do pêro” sem partilhar convosco a minha opinião para inverter o desaparecimento destes pêros antigos.
Parece-me importante a criação de medidas de incentivo à plantação mais intensiva após, um estudo de mercado para saber se quem aposta nesta área terá retorno. Como todos sabemos não basta, investir é preciso que haja mercado.
Enquanto isso não avança-se uma das medidas que podiam ser vantajosas para ressuscitar a produção de pêros seria, que nós todos nos nossos terrenos plantássemos pereiros.

Para mim, um pomar doméstico tem grande importância nos terrenos do meio rural, pois representa um importante complemento na cadeia alimentar da família e torna a paisagem mais bonita.
Pensem nisso!

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma pergunta??
Por que será que a C. P. da Ponta do Pargo não convidou, este ano, Grupos do Concelho da Calheta para participar na Festa do Pêro?.
Por que não aparece este ano a divulgação da entidades da Fajã da Ovelha, se durante anos foi assim?
Por que será que até a maioria dos agricultores que expõem os seus produtos são da Fajã da Ovelha, agora querem apagar o nome da nossa freguesia??.
Alguém pode perguntar ao Secretário Reg. dos Recursos Naturais:..

Anónimo disse...

Meu senhor, segundo a organização da Festa do Pêro e perante provas convidou um grupo da calheta, mas por motivos pessoais não foi possível actuar.

Se queriam o grupo da faja da ovelha na PP não vale a pena.

Durante os anos que este grupo participou não houve tantas pessoas como este ano. . .

E A BANDA MUNICIPAL PAULENSE É DO CONCELHO DA CALHETA. . . .

Anónimo disse...

Viva o GRUPO INSTRUMENTAL E DE CANTIGAS NORTE A SUL DA CASA DO POVO DA PONTA DO PARGO.

Anónimo disse...

Olha, olha
os pargueiros parecem ter o "rei na barriga". sempre a gabar o seu grupo.
é estranho ver a Ponta do pargo divulgar e prmover a freguesia num blog que se dedica à Fajã da Ovelha. ó sr "Fajã da Ovelha" não deixes que eles tomem posse disto.

parabens ao tormentos do linho

Anónimo disse...

O senhor dos tormentos do linho, muitos tormentos ainda há-de passar!!
Estás no olho!