sábado, 2 de agosto de 2008

Agricultura – trigo IX

A debulha é sem duvida o ponto alto na história do cultivo do trigo.
Após a ceifa, o trigo é levado para um terreno que também tenha sido semeado trigo, e sempre junto a uma estrada, pois é onde se colocam as máquinas para debulhar. No local cada agricultor arruma o trigo formando o “rulheiro” e aguarda pela sua vez de debulhar. O primeiro é sempre o dono da terra.

Inicio da debulha
O trigo é levado para o pano e então aí um homem coloca em cima da máquina de debulhar, o trigo. Depois é cortado o baraço das “paveias” de trigo para este ser metido na máquina de forma cuidada para não “entafulhar” a máquina ao debulhar.


Na boca da máquina está outro homem que, com o forcado sacode a palha para retirar todo o trigo. Normalmente são as mulheres que acartam a palha para um local mais afastado do local da debulha.

Findo este processo o dono do trigo oferece uma bebida ao pessoal, habitualmente vinho porque a garganta já esta seca.

É hora de “aventejar”“Aventejar” consiste no processo de separar o trigo da moinha. O processo de aventejar é moroso e cansativo pois a ventoinha é puxada a braços.

"E o nosso triguinho está debulhado à conta de Deus". Agora está em casa, e estes dias quando houver tempo vamos joeirar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom trabalho.
Devia ser publicado num Jornal ou Revista para toda a Região.
Temos jornalista!

Anónimo disse...

É caso para dizer: "os tormentos do trigo"! Não imaginava que para ter um simples pedaço de pão na mesa era necessário tanta labuta! Gostei imenso de ver! Pró ano que vem quero assistir a este belo "espectáculo"!
Continue sempre assim.