terça-feira, 22 de julho de 2008

Novo desafio

A partir de hoje, lançamos um desafio aos fajã-ovelhenses e tem a ver com a rivalidade (de antigamente) entre os sítios da nossa freguesia. Muitos ainda se lembram, sobretudo os mais velhos, de algumas frases que eram utilizadas para “Arremedar” ou caçoar das pessoas do sítio vizinho.
Caso saiba alguma, partilhe connosco enviando para o nosso email – ostormentosdolinho@gmail.com – pois são coisas que o tempo está a apagar e convém preservar. Se não souber pergunte aos pais, aos avôs, aos tios, aos vizinhos, aos... porque eles sabem.

7 comentários:

3RRR (Henrique Freitas) disse...

Este comentário não tem nada a ver com o Post, as queria aproveitar para louvar as iniciativas do Padre Rui, dos Prazeres, sendo que esta última da debulha do trigo fez lembrar outros tempos. A reportagem no Telejornal de Domingo veio mostrar que tradições ainda persistem. E o empenho do Padre Rui é uma prova disso. E pelo que vejo, a cultura do trigo tem vindo a aumentar.
Um grande bem haja.

Henrique Freitas

Anónimo disse...

Na maloeira diz-se "bazicla" o que significa bicicleta na raposeira... hehehehe

Anónimo disse...

"Não quero vaca do norte nem mulher da maloeira, é tudo gado assanhado leva o carro à ribanceira"

se tiver alguns erros, corrija!

Fajã da Ovelha disse...

caro "p.d.s"
Foi-nos enviado uma frase semelhante que dizia: "Não quero vaca do norte nem mulher da Raposeira, é gado mal amanhado, leva o carro à ribanceira".

Afinal quem é que tem razão?

Anónimo disse...

"Não me caso este ano;
Não tenho que comer!
Mulher é como ovelha;
Anda sempre a remoer!"

Anónimo disse...

parece que a água tóxica da Raposeira foi esquecida! O engenheiro vai levar a camara à ruína por gastar tanto em lixívia.
As eleições tão à porta e já houve quem ganhasse por muito menos... Lembram-se da coça que a maioria quase levou nas últimas eleições? As próximas eleições podem ser a "gota d'água".

Anónimo disse...

"Ó meu triguinho canouco
de lá de cima da relva
deixai o mundo falar
pois Deus céu é quem governa"

cantiga usada na ceifa do trigo
(penso que da zona da lombdada dos cedros, quando ainda era prozido trigo na zona da relvinha(agora é só pinheiros e feiteira)