quarta-feira, 2 de julho de 2008

Agricultura – trigo VI

Na Fajã da Ovelha o cultivo do trigo sempre fez parte da vida dos nossos agricultores. Este cereal era importante na economia familiar, pois servia para sustento da casa e para vender. Outra das vantagens do cultivo do trigo era “aquecer” a terra, isto é, durante um ano a terra não era regada e permitia o descanso da terra sem encharcamentos e assim permitia obter melhores colheitas no ano seguinte com outra cultura.
O cultivo de trigo é viável?
Penso que sim. Em primeiro, é preciso definir qual seria o objectivo do aumento da produção, depois, a segunda questão importante seria analisar se esta compensa o agricultor. Tendo em atenção que há muitas zonas agrícolas na Fajã da Ovelha, à semelhança do que acontece na Madeira, que estão abandonadas, e serviam perfeitamente para o cultivo deste cereal e que a cultura do trigo não exige grandes cuidados, essa produção seria viável. É claro que os nossos poios são pequenos e torna mais difícil o trabalho do agricultor. Certamente a produção não iria permitir, o abastecimento da ilha, mas reduziria em grande as importações do cereal. Ainda existe uma grande tradição no cultivo do trigo na Fajã da ovelha pois em muitas casas ainda se faz o pão e a sopa de trigo que é preciso preservar.
O trigo como elemento da paisagem.
A região como destino turístico que é, e tem de se valorizar e continuar a apostar no que tem de melhor, a sua paisagem. Com a quantidade de terrenos agrícolas abandonados a paisagem parece degradada. O cultivo do trigo poderia dar outro valor à paisagem da nossa ilha.

Particularidades do cultivo do trigo:
Agricultura – trigo
Agricultura – trigo I
Agricultura – trigo II
Agricultura – trigo III
Agricultura – trigo IV

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando e a apanha do trigo, gostava de participar....

Fajã da Ovelha disse...

Boa ideia e obrigado pela vontade de ajudar.