quinta-feira, 19 de junho de 2008

Esgotos para a estrada

Problemas com a fossa séptica da EB 1,2,3/PE Francisco Barreto levam a que os esgotos sejam lançados para o caminho. As queixas têm subido de tom porque o problema tem-se agravado visto que o mau cheiro começa a ser insuportável, sobretudo para quem vive nas imediações da escola. As imagens demonstram bem os factos.
De facto, é um problema, e grave que tem de ser resolvido o mais breve possível. Conhecendo como bem conhecemos, Delfim Lourenço, presidente do conselho executivo e a equipa que o acompanha, certamente já estarão a desenvolver esforços para resolver esta situação.
Será ainda possível accionar a garantia e responsabilizar o empreiteiro (Edimade) pelo defeito? Ou a fossa séptica esgotou a sua capacidade (construída em 2004) e então aí o defeito foi de projecto?
P.S. Este assunto e as fotos enviadas por um leitor do blogue.

15 comentários:

Anónimo disse...

poix... eu sou morador da raposeira e ja reparei que esta água mal cheirosa está a passar por cima dos buracos onde passa a água potável... será isto perigoso??? Eu tambem reparei que as zonas do caminho por onde passa a água está a começar a erodir-se e a ficar com uma cor mais clara.. a "água" parece ser um pouco ácida...

Anónimo disse...

eco-escola é só de nome...
e depois esta agua vai contaminar as aguas de rega, não só a que passa nas imediações da escola(a levada nova) mas tambem as nascentes que ficam pra onde a agua escoa(zona da "grota")
pra quando é que isto vai ser resolvido? se fosse um particular a camara já tinha vindo multar...

Anónimo disse...

Ao que sei a Secretaria Regional do Equipamento Social já foi por diversas vezes interpelada relativamente a este assunto e... nada. Se calhar estão à espera que acabe o prazo de garantia da obra (falta um ano) para finalmente resolverem o problema...

Anónimo disse...

Ao segundo anónimo (sem ofensa, ignorante que nem um caracol), deixo a questão: que culpa têm os órgãos de gestão da escola desta situação? Não percebe que a escola está sob tutela da SRE e, no que concerne ao edifício propriamente dito, as responsabilidades são (como alguém já referiu e bem) da Secretaria Regional do Equipamento Social?
«Se fosse um particular a Câmara já tinha vindo multar», multar quem? A escola (que remeteria para a SRES) ou a própria SRES?!! Pensem antes de "abrir a boca" para evitar os tristes disparates, por favor! Poluição mais grave é aquela que sai "da boca" de alguns comentadores anónimos...

Anónimo disse...

1 ano??????? isso e mt pahhh!!!!!

ker dixer k vamos ter k aturur akilo durante um ano! daki um ano a agua ja chega ao PAUL!!!!!

Anónimo disse...

Ao "João disse..."
poluição maior é o senhor existir...
Na minha casa mando eu...Se são os orgãos de gestão que gerem a escola não seram estes tambem os responsaveis por ela?
Eu sei que sacudir a água do capote é mais facil do que se responsabilizar pelos erros...enfim é infelizmente o que acontece em toda esta terra!

p.s.-Só deixo em anónimo porque nesta terra ainda á perseguição e o senhor parece ser uma dessas pessoas...

Anónimo disse...

Se bem percebi nesta confusão de anónimos e do Sr. João, quem faz a porcaria deve ser o Exmº Sr. Secretário e respectivos funcionários deste, que todos os dias logo de manhã vão utilizar o WC, bar, cantina e respectiva cozinha da escola... tá certo , são eles sim os culpados da porcaria sair do tal esgoto. Bem julgo que por aqui deve haver algum engano. É caso para averiguar se não haverá alguma casa de banho secreta pelas imediações da zona executiva e que o problema resuma-se única e exclusivamente à quantidade de porcaria que por ali se produz! e que depois é enviada para o esgoto da escola ( por falta da tal máquina trituradora de papel de escritório).

Anónimo disse...

Se fosse a averiguar, toda a freguesia seria responsabilizada! Não há ninguém que não tenha um cano virado para a estrada ou para a levada de rega...

Anónimo disse...

É claro que a "merda" que transborda da fossa é produzida por alunos, professores e funcionários, óbvio! E daí? Serão então os alunos, funcionários ou professores da escola os culpados por este problema (que reconheço ser grave)? Que culpa têm aqueles de não terem outro sitio onde "cagar" ou "mijar"?!!
Deduzo então que, como solução, se deva fechar a escola? Por mim tanto faz, até porque sempre defendi que a escola fosse construída na freguesia vizinha...

Anónimo disse...

É realmente grave o que por ali se passa! Se a escola não tem autoridade para resolver a situação, alguém tem de o fazer!

Anónimo disse...

Cuidado, agora nao lavem roupa com essa agua... Agua suja e roupa suja e muita sujidade...........

Anónimo disse...

Cuidado, agora nao lavem roupa com essa agua... Agua suja e roupa suja e muita sujidade...........

Anónimo disse...

ao Srº João:
Pra mim também tanto faz o que senhor defender que escola fosse feita nos Prazeres(freguesia vizinha ????)...
Só lhe faço uma pergunta, quais os benefícios que a escola trouxe pra a Fajã da Ovelha , mais propriamente pra o sitio da Raposeira?
empregos pra quem???

a minha resposta:
NENHUM!!! nem uma pessoa da terra foi contratada, nem as que tinham "padrinhos", pra trabalhar lá;
não houve aumento de comercio na zona;
o que ganhamos foi mais um "mamarracho" e situações como estas...
por isso leve com paciência as nossas criticas se não gosta faça como sempre tem feito, feche os olhos!!!!

Anónimo disse...

Cheira mal...cheira a "Lisboa"...

Anónimo disse...

outra má língua é das Eirinhas....