segunda-feira, 2 de junho de 2008

A areia amarela: Praia da Calheta é como a história do carrapato!?

"Passados que estão dois meses do temporal que se abateu sobre a Região, o qual levou muita da areia amarela da praia artificial da Calheta, para o fundo do mar, o DIÁRIO sabe que aquele espaço receberá uma recarga de 2,8 mil toneladas de areia oriunda de Marrocos.Depois de alguma incerteza, por parte dos governantes regionais, quando à necessidade de ser feito, ou não, um reforço extraordinário de areia naquele espaço, a decisão final já foi tomada, confirmada que está a chegada ao porto do Caniçal do navio graneleiro 'Seisbulk'.Procedente do porto de Laayoune, o mesmo transporta nos respectivos porões cerca de 2.800 toneladas de areia amarela, que será depositada ao longo da zona de solário daquela praia.O navio deverá atracar amanhã, pelas 20 horas, no porto do Caniçal dando início às operações de descarga apenas na próxima segunda-feira. Com agenciamento para a Madeira a cargo da Via Oceano, as operações de descarga e transporte serão asseguradas por uma dezena de camiões, os quais transportarão, por estrada, a areia para a praia da Calheta. Ao final do dia de segunda-feira, o 'Seisbulk' conclui a sua escala no Funchal, zarpando com destino a alto mar." Cont.
Fonte: DIÁRIO

Perante este cenário é pertinente colocar umas questões: Quanto custa 1m3 de areia? Quanto custa o transporte da areia Marrocos – Caniçal? Quanto custa o transporte da areia do Caniçal à Calheta via terrestre?
Será que não era possível fazer a descarga da areia na Calheta em vez do Caniçal? Quanto é que se gastou na praia artificial desde a sua construção até hoje?



P.S. Todas estas questões têm a ver com os milhões gastos naquela Vila e nós cá na Fajã da Ovelha precisávamos de uns tostões para fazer meia dúzia de obras de grande necessidade para a população.

9 comentários:

Anónimo disse...

"Quando o dedo aponta para o céu o idiota olha para o dedo."

Anónimo disse...

São tudo questôes que vão continuar em branco até ao dia em que os Senhores da Câmara ganharem vergonha na cara, que é como quem diz, NUNCA! E para complicar ainda mais, aumentam o preço do estacionamento em mais de 50% sem avisar as pessoas. Uma hora de parque antes custava 0,50 centimos e agora passou a custar 0,80 centimos/hora. Aonde vamos parar com tanto aumento?

Anónimo disse...

Veja:
http://olhares.aeiou.pt/praia_da_calheta_madeira/foto1537397.html

É a melhor resposta

Anónimo disse...

Quando é colocada uma questão é obvio que apareçam várias respostas. Veja em: http://diariodacalheta.blogspot.com/2008/04/um-dia-depois.html

Anónimo disse...

AS AFIRMAÇÕES DO SR PRESIDENTE DA CAMARA DA CALHETA A POUCOS MESES ATRÁS, DIZENDO QUE NÃO SERIA NECESSÁRIA AREIA PARA A PRAIA.
REFORÇA A VELHO PROVERBIO, "A MENTIRA SÓ VALE ENQUANTO A VERDADE NAO CHEGA", EIS A VERDADE! AFINAL ERA NECESSÁRIO AREIA, COMO É OBVIO.
AGORA, TENTARAM ESCONDER ESSA MENTIRA DESCARREGANDO A AREIA NO PORTO DO CANIÇAL. PUXA QUEREM ENGANAR QUEM? OS AUTARCAS? SR PRESIDENTE! NÃO SERIA MAIS FACIL E MAIS VERDADEIRO SE DISSESSE QUE "SIM SENHORES É NECESSÁRIO AREIA" E QUE "O BARCO DESCARREGARÁ A AREIA NESTA PRAIA" É QUE ASSIM CRIOU UM CUSTO ADICIONAL, COM O TRANSPORTE VIA TERRESTRE CANIÇAL -CALHETA...(E NÃO É PRECISO DIZER QUEM VAI TRANSPORTAR...)

Anónimo disse...

Os transportadores são os gajos do costume...

Anónimo disse...

A nossa praia está a ficar linda!

Pelo menos estamos a ver algo de bom a acontecer!

Anónimo disse...

Camarada:
Quantas famílias da Calheta têm elementos a trabalhar nessa dita Empresa?
Então?

Freitas disse...

Caro amigo d'Os Tormentos do Linho, esta questão do dinheiro faz-me lembrar o que um amigo meu dizia: "a água corre para o mar; assim é o dinheiro". A Fajã, com tantas necessidades por ser uma terra pequena, acaba por ficar relegada para 2º plano, infelizmente.