terça-feira, 25 de março de 2008

Teleférico para o Rabaçal. Sim ou não?

O teleférico para o Rabaçal foi proposto pelo PSD e pode avançar pela mão da sociedade de desenvolvimento Ponta Oeste.
O rabaçal é um dos locais da Madeira de uma beleza única que é preciso preservar. Ao que nos foi permitido saber, o teleférico ainda esta em fase de projecto o que muito em breve pode avançar para o terreno. Todos sabemos o impacto visual negativo que vai provocar na paisagem se o dito teleférico for uma realidade (e nem vale a pena pedir estudos de impacto ambiental, porque vai dar tudo ao mesmo). O rabaçal é um dos pontos da ilha mais visitados por turistas e madeirenses o que torna um local apetecível para o negocio. Segundo sabemos, para além do teleférico, o projecto contempla um bar de apoio.
Como disse, o local é cobiçado para o negócio por movimentar centenas de pessoas diariamente mas, o investimento tem de ser público, pois ao privado morde na algibeira. Mas caso a obra se concretize em poucos anos a exploração será entregue a privados disso não há duvida.
Alternativa ao teleférico….
Um automóvel amigo do ambiente é uma boa solução para fazer o transporte das pessoas em vez do actual.
A partir de hoje e durante os próximos dias vai ser possível expressar a sua opinião participando na sondagem com a seguinte pergunta: Concorda com a construção de um teleférico para o Rabaçal?

3 comentários:

Anónimo disse...

Obviamente não concordo com a instalação de um teleférico naquele local! Não pelo impacte visual em si (esse é mínimo) mas pelas repercussões negativas que poderão surgir depois da construção daquela infra-estrutura, que poderão levar à descaracterização daquele espaço edílico. O Rabaçal não tem capacidade de carga para mais visitantes diários e, ao que sei, a "desculpa" do teleférico é exactamente essa: aumentar o número de visitantes.
Enfim, mais um negócio de milhões com dono à vista, à custa de um património que deveria ser de todos os madeirenses...

Anónimo disse...

Se hoje em dia já existem autenticos engarrafamentos de turistas na própria levada, imagine-se como não será depois!!
E o que seguirá ao teleférico?...um tapete rolante ao longo da levada?

MMV disse...

Deviam era abrir a estrada que vai do Paul até lá Rabaçal...