terça-feira, 18 de março de 2008

Jogos tradicionais - Páscoa

A tradição tem-se perdido na Fajã da Ovelha. Quem não se recorda que há vários anos na nossa freguesia a população, crianças e não só, por altura da Páscoa tinha muitos motivos para se divertir aos domingos e nestes dias santos que se seguem com os jogos tradicionais. Brincar ao pião, andar de arco, à senhora, jogo do avião, carrinho de cana, jogar às pedrinhas e o balamento.
Os jogos tradicionais são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, porque há mais convívio entre elas (o que não acontece nos dias de hoje) que assim vão criando laços de amizade importantes para o processo de socialização na nossa sociedade. Os brinquedos também eram importantes pois cada criança construía o seu e assim requeria imaginação por parte delas. Velhos tempos que deixam saudades!

3 comentários:

MMV disse...

e o balamento?

Anónimo disse...

o balamento tambem tá escrito...isso de festejar o Saint Patrick dá nisso!
Bom bom é jogar ao pião, vamos jogar como no ano passado? mas desta vez na rotunda da raposeira,já que na via expresso passa carros, lol

Anónimo disse...

Por falar em rotunda da Raposeira!
Ela está muito florida, mas parece que lhe falta algo! Parece uma igual a tantas outas... Precisava de qualquer coisa que definisse o seu carácter... qualquer coisa, como uma estátua (de quem ?? nao me perguntem) ideias eram bemvindas!