sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Uma praga

A serra da Fajã da Ovelha está a ficar cada vez mais coberta com uma praga que se chama eucalipto (Eucalyptus globulus Labill.). O eucalipto tem nos últimos anos atingido proporções que eu acho alarmantes em diversos sítios da freguesia, nomeadamente junto às ribeiras.
Os efeitos já se fazem sentir, sobretudo na diminuição do caudal de água das ribeiras e na diminuição da área de pinheiros sendo o mais grave a destruição da flora e a fauna autóctones onde o eucalipto esta presente.Soluções precisam-se!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que se aproveite pra a produção de energia..."http://www.madeiratotal.com.br/ntc.asp?Cod=2606"
E já agora os pinheiros não são endemicos de cá, porque não se tenta substituir estes por plantas da laurissila???
"http://pt.wikipedia.org/wiki/Laurissilva"
E já agora obrigado por se lembrar deste assunto...temos de fazer algo e com urgencia!!!!!!!!

FranciscoBarreto disse...

Caro anti-alguma-coisa,

Infelizmente o processo não é tão simples quanto parece. Não obstante ainda não ter verificado os links que indicou, julgo que se refere à utilização destes recursos (biomassa) na produção de energia.
Sei está previsto iniciar-se no próximo ano um projecto que visa a implementação de uma central de biomassa aqui na Região (ao que sei na Ribeira Brava). Contudo a recolha e transporte destes resíduos será concessionada a privados o que pode vir a "encarecer" o projecto.
Quanto aos pinheiros, apesar de não serem endemismos, são importantes no equilíbrio dos nossos ecossistemas florestais já que, apesar de tratar de uma espécie exótica, não é infestante...