sábado, 9 de fevereiro de 2008

Israelita resolve…

"Israelita resolve problema matemático sem solução há 40 anos.
Um israelita de origem russa resolveu um problema matemático que estava sem solução desde que foi lançado, há cerca de 40 anos.
O autor da façanha é Avraham Trakhtman, de 63 anos, que imigrou nos anos 70 a Israel vindo da região dos Urais.
Munido apenas de lápis, papel, Trakhtman resolveu o «Problema da Rota Colorida», que permanecia sem solução desde que foi criado em 1970 por uma equipa de matemáticos dirigida pelo professor Binyamin Weiss.
Embora tenha várias versões, a formulação mais simples do problema é a seguinte: «como é que alguém que chega pela primeira vez a uma cidade cujas ruas não têm nome pode encontrar uma casa apenas com indicações de ´agora à esquerda e agora à direita?`».
A resposta de Trakhtman ao enigma será publicada em breve pelo «Jornal de Matemática Israelita», mas já começou a circular entre a imprensa especializada.
Um dos que já conhece a solução é o matemático Stuart Margolis, professor da Universidade Bar-Ilan, que classificou a resposta de «brilhante, fruto de um cérebro privilegiado», e destacou que o seu autor tem uma personalidade «extremamente tímida e modesta»."

Fonte: diário digital

Quem resolve?
Um problema na Madeira também esta por resolver à mais de 20 anos.
Embora se conheça varias versões, a formula mais simples do problema é a seguinte: “como e quem vai substituir AJJ na presidência do PSD quando ele cria entraves e elimina possíveis substitutos?”.
A solução ao problema tarda em chegar, e não se vislumbra resposta antes de 2011. Foram vários os que tentaram (delfins), mas não passou disso mesmo.
Será que vamos esperar também 40 anos?

1 comentário:

MMV disse...

Está cada vez mais perto de se resolver esse enigma!