quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Preço do leite vai aumentar

Os meios de comunicação social têm avançado que o preço do leite vai subir mais de dez cêntimos por litro já a partir do mês de Fevereiro. Atendendo a que o preço das marcas mais consumidas, tem rondado nos últimos tempos os 64 cêntimos por litro, o aumento esperado atinge os 15,6%.
Trata-se de um aumento superior ao anunciado no início do ano e que é influenciado pela diminuição do efectivo pecuário e dos produtores que, cada vez mais, trocam a pastagem pela produção de cereais e outras culturas.
A ruptura de stocks que se tem verificado nas últimas duas semanas em praticamente todas as grandes superfícies portuguesas, com o leite distribuído pela Lactogal esgotado vários dias seguidos, indicia aumento de preços a curto prazo.
O que vai acontecer é que quem distribui não tem interesse em colocar leite nas prateleiras dos supermercados nesta altura, sabendo que o pode vender a mais dez cêntimos o litro daqui por duas semanas. Isto pode representar muitos milhões de ganhos assim de uma hora para a outra.
E a uns anos atrás os senhores da união europeia andavam a multar produtores que ultrapassassem a quota de leite a que tinha direito, como aconteceu com os Açores.
A Fajã da Ovelha já foi uma das freguesia onde havia uma grande produção de leite, estando hoje reduzida a zero.

Sem comentários: