quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cartão de Eleitor vai acabar

O Cartão de Eleitor vai acabar e os cidadãos maiores de 18 anos poderão votar apenas com o Bilhete de Identidade (BI) ou Cartão de Cidadão na área onde residam, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.
O ministro disse contar que nas próximas eleições, em 2009, o novo sistema já esteja em vigor, dado que o Governo conta apresentar no próximo semestre de 2008 a proposta de alteração da lei na Assembleia da República.
O governante explicou a alteração afirmando que não faz sentido que o recenseamento não seja automático, quando as pessoas completam 18 anos de idade.
Poder votar decorrerá da "qualidade de cidadão", não dependendo de qualquer inscrição específica, acrescentou.
A par desta alteração, o Governo, disse Rui Pereira, está a preparar a criação do "voto em mobilidade", conhecido por voto electrónico, em que os eleitores poderão exercer o seu direito onde quer que se encontrem.
Fonte: Lusa


Seja bem vindo o voto electrónico, porque assim, os mortos não voltam a votar nem vai ser possível indicar com o dedo o quadradinho (aos idosos) o partido que se deve votar.

Vantagens:
A modernização do processo eleitoral apresenta-se como uma oportunidade única para facilitar a gestão do processo eleitoral, diminuindo o tempo do apuramento, impossibilitando o voto nulo e impedindo a pequena fraude eleitoral.
Mas sem dúvida, a mais valia do Voto Electrónico é a possibilidade de, de forma eficaz, tornar o acto de votar mais cómodo e mais acessível para os cidadãos, contribuindo assim para combater a abstenção.

2 comentários:

MMV disse...

Voto antecipado a ser contabilizado! :p

Roberto Rodrigues disse...

Caro Bloguista,

Lancei um desafio "jurídico", que não é só para juristas e que julgo poderá interessar-lhe.

Fica o convite!

Cumprimentos

Roberto Rodrigues