terça-feira, 28 de agosto de 2012

"Rastreio solidário"

No passado sábado, decorreu um "Rastreio Solidário" na sede da Casa do Povo da Fajã da Ovelha. Segundo os organizadores este rastreio teve por objectivo "proporcionar a realização de testes que visam avaliar a condição de saúde da população, alertando para a importância da prevenção, do diagnostico precoce e da adopção de estilos de vida saudáveis". O rastreio tinha como finalidade a "avaliação da postura corporal, avaliação muscular, electrocardiograma, glicemia, tensão arterial e ainda outros rastreios na área da fisioterapia".

Segundo alguns relatos de pessoas que participaram no rastreio organizado pela Casa do Povo local quem participou teve de pagar cada rastreio que fazia o que deixou muitos de "cabelos em pé" pois não tinham sido prevenidos para esse facto (informação vale o que vale pois não foi presenciada pelos colaboradores do blogue). E mais, o objectivo era encaminhar os "doentes" para mais exames, consultas.

Tudo isto leva-nos a perguntar, afinal para que serve o Centro de Saúde local e o medico de família? 
O que pensará o serviço Regional de Saúde sobre esta matéria?
E as Casas do Povo, foram criadas para prestar serviços na área da saúde?


Acrescentamos a noticia da Radio Calheta

"A adesão da população aos rastreios solidários promovidos no passado sábado pela Casa do Povo da Fajã da Ovelha superou as expetativas da direção daquela instituição.
Segundo o presidente da Casa do Povo, Horácio Ramos, "as pessoas responderam afirmativamente ao convite da Organização e durante toda a manhã e tarde de sábado estivemos a fazer rastreios".
Uma vez que a população aderiu aos rastreios solidários, Horácio Ramos revela que outras iniciativas do género se realizarão oportunamente.
Recorde-se que, nesta terça-feira, tem início as aulas de ginástica de manutenção."
Flávio Matta

1 comentário:

Anónimo disse...

Este povo acustumado a subsidios, borlas e descontos, mas a saúde é cara e vai ser para pagar.
Estavam a espera que isto fosse mais um curso de saude, promovido pela Casa do Povo, vão a uma consulta externa e vejam quanto custa.
Quando for para pagar os Centros de Saude vão ficar como a restauração e só chegar e se sentar para ser antendido logo vai estar tudo as moscas.