sexta-feira, 10 de agosto de 2012

População organiza festa

A Freguesia da Fajã da Ovelha foi fundada em 1553, celebrando, hoje, 459 anos. Este foi um ano marcado pelos incêndios e, por este motivo, a Junta de Freguesia decidiu não comemorar a data “em tom festivo”.
Contudo, a população juntou-se, entre residentes e emigrantes, e prepararam uma celebração na capela mais antiga da freguesia para assinalar o aniversário da Freguesia, bem como o dia de São Lourenço, que é assinalado no próximo domingo.
O presidente da Junta, José Luís Gouveia de Sousa, congratula, desta forma, a iniciativa da população em não deixar passar a data.
Deste modo, está agendado para o próximo domingo, dia 12 de Agosto, na Capela de São Lourenço, às 11 horas, a celebração de uma missa de Acção de Graças, seguida de procissão. Além disso, haverá uma barraca com bebida e petiscos. Os lucros das vendas revertem a favor da manutenção da capela de São Lourenço.
 
Freguesia de clima ameno

A freguesia da Fajã da Ovelha tem paisagens de contrastes, desde o mar cristalino às verdes e paisagens da serra. A Fajã tem para oferecer aos seus visitantes e à população um clima ameno e o sossego rural. Esta freguesia nasceu no sítio de S. Lourenço, onde viria a ser construída a capela por volta do ano de 1500. Há até quem tenha escrito que, como a capela tem quase mais 300 anos do que a igreja de S. João, padroeiro da freguesia, não se percebe como é que não se deu o nome S. Lourenço à freguesia.
A história que deu o nome à freguesia surgiu graças a uma grande quebrada que fez uma fajã, na qual sobreviveu uma ovelha. E assim batizou-se a freguesia da Fajã da Ovelha, que é das mais extensas do concelho da Calheta.
FONTE: Jornal da Madeira

Sem comentários: