domingo, 11 de setembro de 2011

"Diocese dispensa e nomeia párocos" in DN

"Foram divulgadas as nomeações pastorais para a Diocese do Funchal justificadas pelas "necessidades pastorais mais urgentes, os recursos pessoais disponíveis e o bem de toda a Igreja Diocesana.

São as seguintes dispensas e nomeações pastorais:Cónego Carlos Duarte Lino Nunes é nomeado Pároco de Santo António, no Arciprestado do Funchal. É, por isso, dispensado das funções de Pároco “solidário” do Monte.

Padre António Francisco Gonçalves Simões é dispensado, a seu pedido, das funções de Vigário Paroquial da Sé, continuando, no entanto, a prestar nela a sua colaboração.

Cónego António Rodrigues Rebola é dispensado, a seu pedido, por razões de idade, das funções de Pároco de Santo António, no Arciprestado do Funchal. Padre Óscar Heliodoro Xavier de Andrade é nomeado Vigário Paroquial de Santo António e colaborador da Cúria Diocesana. Padre Ignácio Victor Figueira Rodrigues é nomeado Vigário Paroquial da Sé e “Mestre de Capela”, Responsável da Música Sacra, na Diocese.

Padre Roberto Manuel Sé Aguiar é nomeado Pároco da Ponta do Pargo, Amparo e Fajã da Ovelha, no Arciprestado da Calheta.

Padre Paulo Jorge Catanho Silva é nomeado Pároco da Raposeira e Jardim do Mar em acumulação com a Paróquia do Paúl do Mar, no Arciprestado da Calheta, sendo dispensado das funções de Pároco da Ponta do Pargo, Amparo e Fajã da Ovelha.

Padre Rui Fernando Nunes de Sousa é dispensado das funções de Pároco da Raposeira e Jardim do Mar, mantendo-se Pároco do Estreito da Calheta e dos Prazeres.

Diácono Ronald Isaías Alves Vieira é nomeado colaborador do Rev.do Pároco da Nazaré, no Arciprestado do Funchal. Diácono Luís Miguel Lira Baptista é nomeado colaborador do Rev.do Pároco de São Pedro, no Arciprestado do Funchal, do Coordenador do Secretariado Diocesano da Educação Cristã e da Equipa do Pré-Seminário.

Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações.

A tomada de posse dos novos párocos far-se-á, sob a presidência do Bispo Diocesano ou seu Delegado, em datas a anunciar oportunamente.

A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados e a atitude de fé, confiança e cooperação das comunidades que deles se despedem ou os acolhem. Agradece, igualmente, aos sacerdotes que cessam funções paroquiais, os serviços prestados à Igreja, no exercício do seu ministério, e a disponibilidade manifestada para continuarem a colaborar em serviços pastorais que lhes sejam solicitados.

Sem comentários: