quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Gorgulho do trigo

A cada ano que passa tem sido mais complicado adquirir produtos para combater o gorgulho que ataca os cereais.
Muitos agricultores que produzem e armazenam cereais não conseguem adquirir produtos para combater o ataque do gorgulho ao trigo e ao milho. Nem nas farmácias, nem em lojas da especialidade existem produtos à venda. Por este andar vão se perder muitas colheitas que estão armazenadas.
No entanto, quem conhecer ou souber onde está há venda produtos para este fim pode deixar o seu comentário ou enviar um email (ostormentosdolinho@gmail.com) para o blogue. Ainda há quem faça uns "remédios caseiros" para combater a praga. Se conhecer também pode nos dizer.
Imagem: Google

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo, isso sempre foi um tormento (sic) para os agricultores! Se a quantidade for pouca, pode encher garrafas de plástico, aquelas de refrigerante, (por aqui temos de 2 litros) encher atá à boca, fechar bem que a falta de ar não deixa o larva viver.Mais algum problema pode colocar no blog que eu pergunto na Escola Agrícola onde eu dou aula. Qualquer dia lhe mando fotos de um sitema de irrigação elaborado aqui que economiza água e tempo. Ideal para pequenas propriedades..

Fajã da Ovelha disse...

A maioria dos agricultores produz nas suas explorações e armazena (em caixas de madeira) entre 300 a 1000Kg, mais coisa menos coisa.

Fajã da Ovelha disse...

Antigamente, antes de aparecerem produtos fitofamacêuticos de combate a esta praga, havia o habito de fazer um "perfume" composto por brasas, enxofre, pimentas e lombrigueira (este não tenho a certeza).
Numa embalagem colocavam as brasas, enxofre, pimentas e lombrigueira e introduzir na caixa onde vai colocar o trigo para libertar fumo que irá desinfectar o espaço.