quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fajã da Ovelha brilha no Andebol

A Escola da Fajã da Ovelha esteve em particular destaque no primeiro sábado de competição do Desporto Escolar 2010/2011. Isto sobretudo pela prestação da respectiva equipa de iniciados masculinos de andebol, vencedora do grupo onde esteve incluída, classificando-se em primeiro lugar e, consequentemente, apurando-se para a fase-final, juntamente com a Escola do Estreito e outros dois estabelecimentos de ensino a serem apurados no próximo sábado.
O responsável pela equipa, professor Ricardo Lopes, lembra que o núcleo de andebol na escola “já tem algum tempo” mas aceita que este ano lectivo, em termos competitivos, “começou da melhor maneira”. Para mais, a nível de vivências andebolísticas, destaca o docente, os alunos da Fajã da Ovelha “têm muito poucas, apenas através do desporto escolar”, numa zona mais vocacionada para o futebol e para os desportos de raquete.
A verdade é que a Fajã da Ovelha bateu-se frente a escolas com mais tradição na modalidade, nomeadamente Camacha, Estreito e Ribeira Brava, conseguindo classificar-se no primeiro lugar. “Foi muito bom, os próprios colegas deram-nos os parabéns, notou-se que toda a comunidade escolar ficou satisfeita com esta classificação, toda a gente felicitou-nos”, revela Ricardo Lopes que aponta um caso concreto: “Antes destes jogos dos iniciados estávamos com alguns problemas com os juvenis mas a verdade é que logo depois destes resultados houve logo mais três jovens que se inscreveram”.
Para já, registe-se os craques que brilharam nos iniciados de andebol: Hugo Ornelas, Diogo Correia, Amâncio Lourenço, Fábio Gomes, Johny Henrique, Cláudio Sardinha e José Pita.

Treinar ao... ar livre

O andebol na Escola da Fajã da Ovelha funciona em núcleos, à quarta e sexta-feira, de uma hora e meia cada, onde estão inscritos 19 alunos – 9 iniciados, cinco dos quais ainda com idade de infantis, e 10 juvenis. Reconhecendo “o apoio da escola e a disponibilidade dos alunos”, Ricardo Lopes apenas aponta a falta de um recinto coberto como a única lacuna. “Temos tido sorte porque não tem chovido muito”, comenta, a propósito.
Natural do Entroncamento, onde orientava uma equipa federada de futebol, Ricardo Lopes veio no início de 2010 para a Madeira a fim de trabalhar no Colégio de Santa Teresinha – em regime de substituição – tendo no presente ano lectivo sido colocado na Fajã da Ovelha.
“No início deram-me a escolher entre o núcleo de futebol e o núcleo de andebol. Optei por este último para ter novas experiências, o que está a ser gratificante. Mas quero voltar ao futebol federado”, confidencia, a terminar este docente que ajudou a Fajã da Ovelha a conquistar o primeiro lugar no andebol escolar.

Fonte: Jornal da Madeira

9 comentários:

Renato Azevedo disse...

Os meus parabéns aos professores e alunos envolvidos neste projecto, bem como ao Conselho Executivo pelas apostas que tem feito nos "cavalos certos".
A Escola Professor Francisco M.S. Barreto, ainda que alguns não o reconheçam, é um dos maiores ícones da freguesia e do concelho da Calheta.
Bem-hajam e continuações de bom trabalho!

eu disse...

mas a faja da ovelha nao brilha no andebol apenas a partir de este ano, ja nos anos anteriores tem brilhado, e nao é brilhado contra equipas menores, muito pelo contrario tem sido sempre contra escolas onde as equipas sao constituidas totalmente/ou quase de federados...o que é uma vegonha...mas essas sao outras conversas

eu disse...

e ja agora digo, que o governo prometeu cobrir o campo da escola... isso deve tar num artigo mais abaixo, ''que li aqui noutro dia'' lol

Anónimo disse...

quer dizer que uns sao os cavalos... e o resto ? manada de burros ???

Anónimo disse...

Nunca percebi a lógica de fazer um ginásio dentro da escola em vez de cobrir o recinto de uma só vez.

Bem dava jeito um campo coberto para a prática de desporto pela população.

Renato Azevedo disse...

Caro Sr. /Sr.ª Anónima,

Não tente perceber o que eu escrevi porque, a avaliar pelo seu comentário, nota-se que nunca chegaria lá...
Ao referir "cavalos certos", pretendia enaltecer alguns projectos que têm sido aposta da Escola desde o seu início, como é o caso da vertente desportiva, nomeadamente o Desporto Escolar.
Quem falou em "manada de burros" não fui eu mas V.Ex.a, sabe lá a e com que propósito...

Anónimo disse...

essa(e) talvez ainda nem tem a quarta classe... comentários desse género, faz-se "orelhas moucas"...

Anónimo disse...

Cobrir o campo é que era obra!

eu disse...

os jovens da faja da ovelha, (que sao uns poucos) ja mereciam uma obra, esse tal cobrimento do polidesportivo!!

CARREGA FAJÃ!!!!!!!!!!!!
CARREGA FMSB!!!!!!!!!!!!
CARREGA CALHETA!!!!!!!!!