segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Filho de madeirenses é bispo em África

"É a primeira vez que isto acontece e a comunidade está muito orgulhosa". Joe Quintal resume assim a reacção dos madeirenses ao anúncio da nomeação de João Noé Rodrigues para bispo de Tzaneen, na África do Sul.

Filho de madeirenses naturais da Calheta, mais concretamente do sítio da Malueira, o padre João Noé Rodrigues foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo de Tzaneen, no passado dia 28 de Janeiro. O sacerdote é ordenado no próximo dia 19 de Abril.

João Rodrigues nasceu em Cape Town, a oito de Março de 1953 e foi ordenado padre na diocese de Witbank, em Julho de 1982.

O descendente de madeirenses fica agora responsável pela Igreja de Tzaneen, uma das quatro dioceses sufragâneas da arquidiocese de Pretória, na África do Sul.

"É, sem dúvida, uma nomeação merecida", adianta Joe Quintal, acrescentando que o padre Rodrigues é "muito estimado" por toda a comunidade e tem "feito um bom trabalho" em benefício da Igreja e da comunidade de fiéis.

Joe Quintal que desempenha também as funções de presidente da Assembleia Geral do Marítimo na África do Sul adianta ainda que os madeirenses residentes em Witbank estão extremamente satisfeitos com a escolha de João Noé Rodrigues. "Temos cá mais padres descendentes de madeirenses, mas este é o primeiro a chegar a bispo", regozija-se Joe Quintal.

4 comentários:

Anónimo disse...

É ordenado a 18 de Abril.

Maloeira e não "Malueira"

Anónimo disse...

Quando se dá uma informação, fazemos os possíveis para a tornar completa.
Por exemplo, bastou um minuto de pesquina no motor de busca GOOGLE, e encontrei uma mini foto do sr. que estão a falar: Padre João Rodrigues.

Aqui vai o endereço:
www.sacbc.org.za/Site/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=38

Fajã da Ovelha disse...

No dia em que a noticia veio no Diário fizemos uma pesquisa e o site da Diocese onde ele irá assumir o cargo ainda não tinha disponibilizado nenhuma fotografia. A noticia foi transcrita do Diário a qual não disponha de imagem.

Agradacemos a sua atenção e o seu contributo. O blogue também é feito pelos leitores...

Anónimo disse...

O senhor Pade Noé, os familiares não são da Maloeira, mas sim do Sitio de São Lourenço.